quinta-feira, 21 de março de 2013

Em honra do Dia Mundial da Árvore

Olá a todos!

Como sabem a Primavera começou ontem e hoje, dia 21 de março, é o dia mundial de uma série de coisas: da Poesia, da Síndrome de Down, do Sono e da Árvore.

O Dia Mundial da Árvore merece muito mais atenção do que aquela que tem hoje em dia. Lembro-me de ser criança- 6, 7, 8 anos- e de ir com a minha turma do colégio plantar árvores neste dia. Claro que as iniciativas "verdes" não devem ser praticadas apenas uma vez por ano e nem eu me preocupo apenas com o ambiente no dia 21 de março. 
Contudo, este ano é especial. Digo que é especial, pois como estou agora ligada à NatusPurus e trabalhamos com embalagens, tenho uma responsabilidade redobrada para com o meio ambiente e com o Planeta, ou pelo menos é assim que vejo as coisas.

Então já no início do mês tive uma belíssima ideia; uma vez que a NatusPurus trabalha com frascos de plástico e outros materias não facilmente degradáveis, porque não pedir aos clientes para, no ato de uma nova encomenda, nos devolverem as embalagens já vazias? Sim, e o valor do envelope XS em que seguirem as embalagens, é deduzido na próxima encomenda, ou seja, tem desconto.

Assim compensa ser "verde", não é? :D

No início pensámos noutras alternativas ao plástico como, por exemplo, o vidro, mas o que acontece aos produtos de cosmética quando são colocados e deixados algumas semanas nas embalagens de vidro que normalmente se usam nas compotas é o seguinte:


Estão a ver o que aconteceu à tampa?
Este frasquinho é meu, de um produto caseiro que fiz para mim, mas como podem perceber não ia usar frascos destes que se compram em qualquer loja dos chineses para colocar os nossos produtos.

Para além disso, o vidro demora MUIIIITOOO mais a degradar-se na natureza do que o plástico.

Senão vejamos:

  • Papel: 3 a 6 meses
  • Nylon: mais de 30 anos
  • Pedaços de pano: 6 meses a 1 ano
  • Lata e copos de plástico: 50 anos
    Lata de aço: 10 anos
  • Plástico: 100 anos
  • Vidro: 4.000 anos    


Senti-me melhor depois de ver isto. É realmente muita diferença de um material para o outro, o que não quer dizer que não adore ver produtos em vidro. Os nossos novos Sugar Cubes também têm uma versão em vidro, mas como não são húmidos, a tampa não vai criar ferrugem.

Há uma razão pela qual a indústria da cosmética utiliza tantas embalagens em plástico; para além de manter os produtos bem fechados e protegidos das adversidades exteriores, são resistentes, muito práticas, leves e fáceis de limpar.

Por falar nisso, já viram a solução da Twistub para reduzir as embalagens de plástico? Vejam esta alternativa, está mesmo muito bem conseguida e mega prática:


Estão a ver? Quem disse que não podemos ser ecológicos E usar plástico?

Agora já sabem, se nos fizerem uma segunda (quem diz segunda diz terceira, quarta, quinta, etc.) encomenda, falem connosco primeiro sobre as embalagens da NatusPurus que já têm em casa e combinamos o envio pelo correio. O dinheiro que gastarem no envio- previamente acordado connosco- ser-vos-à deduzido à próxima encomenda. 

O que acham? :)

quarta-feira, 20 de março de 2013

A chegada da Primavera



Feliz Primavera!!

É hoje- dia 20 de março- que se celebra o equinócio da Primavera.

Segundo os cálculos da astronomia dá-se o nome de Equinócio da Primavera ao momento exato em que tem início a estação da primavera. A astronomia define então como Equinócio da Primavera o instante em que o Sol, assim como o vemos do planeta Terra, cruza o plano do equador celeste, isto é, a linha do equador terrestre que é projetada na esfera celeste. Quando este evento acontece em março, chama-se de Equinócio da Primavera no hemisfério norte. No hemisfério sul o Equinócio da Primavera acontece em setembro.
Equinócio é uma palavra em latim que aglutina dois termos com significados diferentes. Aequus significa "igual" e "nox", noite. O termo quer dizer literalmente "noites iguais", isto porque nessa altura a noite e o dia têm sensivelmente a mesma duração, 12 horas.

Tradições do Equinócio da Primavera

A chegada da primavera é um evento sempre muito celebrado em todo o mundo, porque marca o fim do inverno, uma estação sempre associada ao mau tempo, desconforto e em termos históricos escassez de comida. Para além disso, trata-se de uma celebração do renascimento da natureza, e historicamente era a altura em que se celebravam os festivais de fertilidade e abundância. Na primavera é tradição também fazerem-se limpezas gerais nas casas. O bom tempo permite que se abram as janelas nas casas para que estas possam arejar depois de meses completamente fechadas durante o inverno. Nesta altura as pessoas livram-se de algumas das coisas velhas que tinham guardadas e compram coisas novas.

 Curiosidade sobre o Equinócio da Primavera

Curiosamente, os ovos desempenham um papel importante nas comemorações do Equinócio da Primavera em todo o mundo, uma vez que são também um símbolo de fertilidade. Conta um mito antigo que é possível equilibrar um ovo sobre a sua base, numa superfície plana, no momento exato em que se dá o Equinócio da Primavera, isto é, no momento exato em que dia e noite estão em equilíbrio perfeito.

fonte: http://www.calendarr.com 

 
A Primavera é, para mim, uma época mágica em que não são só as flores que brotam, mas também a criatividade. Claro que, consequentemente, a NatusPurus vai "sofrer" diretamente com o aumento da criatividade e com a chegada da Primavera. 

Novos produtos surgirão brevemente. Para já estamos a testar as receitas, mas achamos que vocês vão a-d-o-r-a-r!


Entretanto não se esqueçam de participar no sorteio que está a decorrer com o blogue Pedras&Calhaus

 

 Cliquem na imagem para verem as condições para a participação. Da NatusPurus podem ganhar um perfume sólido e um colar com medalhão também com perfume sólido! :)

Boa sorte!

sexta-feira, 15 de março de 2013

Sugar scrubs: para que servem afinal?



Castanho, branco e de cana natural, são os diferentes tipos de açúcar que são usados ​​para a preparação de exfoliantes à base de açúcar (sugar scrubs). Um dos açúcares que mais benefícios tem na cosmética é o açúcar mascavado. Este tipo de açúcar é mais suave para a pele, tem um aroma agradável  e ajuda ao relaxamento muscular.

Em geral, existem vários benefícios que o açúcar empresta à cosmética e aos cuidados da pele.

Estes são alguns dos efeitos que poderá obter de um bom sugar scrub:


  • Os sugar scrubs são a melhor forma de se livrar da camada de pele seca e escamosa que se desenvolve ao longo do dia;
  • Podem ser utilizados em qualquer tipo de pele, pois não deixam efeitos secundários.


São formas muito eficazes de prevenção de várias maleitas da pele, tais como eczema e psoríase, uma vez que hidratam a pele profundamente. Os sugar srubs não são somente exfoliantes; eles são também compostos por óleos essenciais, portanto hidratam a pele ao mesmo tempo que a exfoliam;


Estes são os nossos, com a imagem renovada: 
 









Gostam? :D 
Nós gostamos muito!

quarta-feira, 13 de março de 2013

Sabão de Castela: uma receita centenária com resultados intemporais

 Hoje apresentamos pela primeira vez a nossa versão do famoso Sabão de Castela, uma das receitas de sabão mais antigas. É um sabão com 100% azeite virgem extra, livre de qualquer outro tipo de gordura e 100% natural.

Nós na NatusPurus adoramos este sabão tão delicado e respeitador de todos os tipos de pele. Fiquem a conhecer os benefícios deste sabão centenário.

Origens

O sabão de Castela é um sabão natural à base de óleo de oliva (azeite). É de cor branca e podem ser encontrados como uma barra sólida e sabão líquido. 
A receita deste sabão é centenária, pois começou a ser usado no séc. XVI. Este sabonete tem o seu nome "Castilla", porque foi feito pela primeira vez em Castilla (Castela), região de Espanha, com o azeite local e foi nomeado "Jabón de Castilla". 

Vantagens

A singularidade do sabão de Castela encontra-se com o facto de que não contém quaisquer gorduras animais, que estão presentes em outros sabões (os do mercado, não nos nossos).  Ele não contém quaisquer produtos químicos sob a forma de detergentes ou corantes. Quando os resíduos de sabão de Castela entram na corrente de águas residuais, não causa poluição ambiental, pois não há substâncias tóxicas no mesmo. 

Outra vantagem da utilização deste produto é que ele pode produzir a mesma quantidade de espuma tanto na água dura, bem como água macia. 

Propriedades para a pele

O sabão de Castela é usado como um sabão de banho devido às suas excelentes propriedades de limpeza de pele.
Basicamente, o azeite é uma rica fonte de ácidos graxos monoinsaturados. Este ácido gordo promove a produção de prostaglandinas no corpo, que têm um papel importante na melhoria da textura da pele. Tem qualidades hidratantes naturais que nutrem a pele. Por todas estas razões, este sabão é considerado bom para a pele sem brilho e seca.

É de salientar também que tem um efeito muito suave para a pele e que, portanto, pode ser utilizado com segurança por pessoas que têm pele sensível e/ou propensa a alergias. É adequado para pessoas que têm condições dermatológicas, como eczema, rosácea e psoríase, uma vez que o sabonete não irrita a pele.

A pele dos bebés é tão suave e delicada que se hesita em usar qualquer tipo de sabão na pele. Como o sabão de Castela não tem qualquer componente químico forte, pode ser usado como um sabonete para bebés sem o medo de efeitos prejudiciais para a sua pele.

Castela pode também ser incluído no seu regime de cuidados da pele facial diária. Ele contém uma quantidade elevada de antioxidantes, que prevenem a degeneração das células da pele. Assim, pode retardar o aparecimento de rugas e outros sinais do envelhecimento na pele. Se tem pele com tendência para acne, ao usar este sabão pode evitar surtos frequentes de acne. O sabão de Castela limpa completamente a sujidade e óleo acumulado nos poros da pele sem a ressecar. Além disso, não contém nenhum dos produtos químicos sintéticos que podem entupir os poros e contribuir para a formação de acne. 


Bonus: com o uso regular, as propriedades antioxidantes do sabão de Castela provaram ser úteis na remoção de velhas marcas de acne.


Estes são os nossos sabões de Castela com aroma a Alfazema (esq.) e a Jasmim (dir.).



Em suma, o sabão de Castela é bom para:


Peles sensíveis;
Peles baças e sem brilho;
Peles com alergias e condições dermatológicas, como eczema, rosácea e psoríase;
Peles dos bebés;
Peles com acne;
Prevenir rugas;
Remover velhas marcas e cicatrizes causadas pelo acne. 

Não se esqueçam de visitar a nossa página do Facebook onde este e muitos mais sabões/sabonetes e outros produtos de cosmética artesanal estão à vossa espera. :)

segunda-feira, 11 de março de 2013

11 de março: fim dos testes em animais!!

O dia pelo qual todos os ativistas e defensores dos direitos dos animais esperavam, chegou finalmente.
Marquem bem este dia- 11 de março, pois é o dia em que a lei que proibe os testes em animais na U.E. é aprovada.

"Mas a venda de produtos testados em animais na U.E. já era proibida. O que é que está diferente?", perguntam vocês.
Ora, apesar dos testes de cosméticos em animais já serem proibidos na União Europeia, as empresas ainda conseguiam vender os seus produtos após realizarem os testes noutros lugares. 

Esta nova lei significa que, a partir de 11 de Março de 2013, produtos à venda na União Europeia não podem ter sido testados em animais, independentemente da localização onde os testes foram efectuados.

A proibição afeta todos os produtos de cosmética e higiene pessoal, dos perfumes ou cremes até a artigos como pasta de dentes, espuma de barbear ou sabonete. 
A nova lei é dirigida sobretudo a cosméticos importados, fabricados fora da UE. 

Esta é uma vitória há muito aguardada pelos ativistas dos direitos dos animais e para organizações como a Cruelty Free International, que há 20 anos lutam por ver esta legislação em vigor. 

“Este é, realmente, um marco histórico e o fim de mais de 20 anos de campanha. Agora, aplicaremos a nossa determinação e visão num palco global, para assegurar que o mundo inteiro segue o mesmo caminho”, 

- Michelle Thew, diretora executiva da Cruelty Free International.


Na luta pelo tratamento ético de animais também estiveram empresas de cosmética como a ‘The Body Shop’, que há 20 anos se estabeleceu como parceira da Cruelty Free International nas suas campanhas.


Aqui na NatusPurus- negócio amigo do ambiente e dos animais- estamos felicíssimas com a aprovação desta lei e estamos muito entusiasmadas com um futuro em que os animais já não terão mais que sofrer pela vaidade do ser humano.

Fontes:
Activa
FCiências

quinta-feira, 7 de março de 2013

DIY: Cubos de chá verde para o rosto

Os imensos benefícios do chá verde são já nossos conhecidos e reconhecidos mundialmente.
Pode ser bebido ou aplicado diretamente na pele. Mesmo as folhas podem ser usadas como um esfoliante suave para deixar a pele com brilho saudável.

As origens

As origens do chá verde datam de há 4.000 anos atrás. As suas ricas propriedades são produzidas e preservadas pelo perene vapor do arbusto. Isto é, com a morte das células, inicia-se o novo processo de renovação, provocando a reação de alta porcentagem de polifenois (EGCG) e de riboflavina, sendo que este é o componente ativo do chá verde que repara e protege as células. As cetequinas (antioxidantes) do chá verde são mais potentes que a vitamina C e E nos processos oxidativos. O chá verde também aumenta sinergicamente a proteção solar, agindo como inibidor da enzima da matriz e produz eficaz resultado no tratamento antienvelhecimento.

Para obter os benefícios do chá verde deve se usar o chá em natura, porque mesmo nos cosméticos que contenham o seu extrato a ação é diferente.


Os gelos faciais 

Os gelos faciais são muito populares na Ásia. Várias atrizes coreanas usam a fricção dos cubos de gelo no seu rosto para atingir um lindo brilho radiante. 
E se é para esfregar gelo no rosto, por que não torná-lo melhor através da adição de chá verde e vitamina E? Isto ajudará a reduzir o inchaço facial que geralmente se tem pela manhã e ajudar a contrair os poros grandes sem o uso de produtos cosméticos químicos. 

O nosso rosto tende a inchar na parte da manhã, como já devem ter reparado. Ao usar este gelo facial não só irá reduzir o inchaço facial, mas vai ajudar a contrair os poros grandes, especialmente depois de um banho quente, onde o vapor abre os poros. 

Apesar deste ser um efeito temporário (os poros voltam a fechar eventualmente), o gelo facial deixa realmente a pele mais brilhante, "acordada" e de aspeto saudável.

Querem aprender a fazer o gelo facial de chá verde? 

Uma das minhas youtubers favoritas, a Michelle Phan, vai explicar-vos muito bem. Vão ver como é fácil!


quarta-feira, 6 de março de 2013

Diy (do it yourself): pasta para eliminar pontos negros

Uma pessoa deixa de vir ao blogue durante uns dias e pumba: 40 seguidores. Que loucura!! Muito obrigada a todas(os) que seguem este blogue. Espero que estejam a gostar. Ainda é muito novinho, mas vai continuar a crescer. :)

E o que acham da ideia que tive hoje de partilhar aqui alguns conselhos e dicas de higiene e beleza?
Sim, porque não? Afinal, são as nossas áreas de trabalho, não é verdade?

Então hoje vamos oferecer-vos uma sugestão muito simples e económica de remover os incómodos e inestéticos pontos negros.



A solução caseira é muito baratinha mesmo e com ingredientes que estão sempre à mão em qualquer cozinha ou numa pequena superfície comercial até.

Experimentem adicionar ou vossos gel/loção de limpeza diários uma colher de sobremesa de bicarbonato de sódio e outra de sal fino. Apliquem com um disco de algodão à pele ligeiramente humedecida e deixem a mistura atuar durante 5 minutos.




Cara Delevigne 
(0 pontos negros, muito bem! Eheh)


Et...voilá!

É só isto!
Fácil, simples e praticamente de graça. O que há para não gostar? :)