quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Óleo de rícino: um grande aliado da pele


O post de hoje é todinho dedicado ao maravilhoso óleo de rícino. Hoje usei este elixir milagroso em novos produtos que vou esperar um bocadinho para revelar. Vai ser algo poderoso, cheiroso e muito amigo da pele! Tenha a certeza de que vão gostar tanto quanto eu. :)

Mas antes da revelação, aproveito para vos apresentar o óleo de rícino e os efeitos que pode ter na nossa pele. Leiam, vão ver que vale a pena!

óleo de rícino ou óleo de mamona é um líquido amarelo pálido de alta viscosidade extraído da mamona, a semente da mamoneira (Ricinus communis L.). Este é o principal produto de relevante importância econômica derivado desta planta.
Este óleo é usado há séculos como anti-inflamatório e antioxidante devido os seus muitos benefícios terapêuticos e medicinais. Conhecem-se aplicações medicinais da mamona desde o antigo Egito. A aplicação mais conhecida é como antiadstringente. Uma dose típica contém entre 10 e 30 mL de azeite de rícino. Acredita-se que a maioria dos benefícios é derivada da alta concentração de ácidos graxos insaturados. Embora tenha um gosto muito forte e desagradável, o óleo de mamona é usado em cosméticos, sabonetes, produtos têxteis, medicamentos, óleos de massagem e muitos outros produtos de uso diário.

Quando usado na pele, o óleo de rícino é muito eficaz no tratamento de:
  • Micoses:

Micoses são conhecidas por ser muito resistentes aos tratamentos, mas um dos compostos ativos do óleo de rícino (ácido undecilênico) possui ação fungistática e foi comprovado ser muito eficaz no tratamento de infecções fúngicas.
  • Problemas de pele
Estudos bem-sucedidos mostraram resultados positivos no uso do óleo de mamona para infecções na pele e outros problemas de pele como queimadura de sol, abrasões, acne, pele seca, furúnculos, verrugas, estrias, manchas de idade, dermatofitose, coceira localizada e pele inflamada.
  • Terçol
Os componentes anti bactericida do óleo de rícino também são eficazes no tratamento do terçol (infecção nas glândulas da pálpebra). Simplesmente aplique uma gota muito pequena de óleo de rícino diretamente sobre o furúnculo 2 ou 3 vezes por dia.
  • Rugas
O óleo de rícino é um emoliente natural que penetra a pele e ajuda a estimular a produção de colágeno e elastina, que pode suavizar e hidratar a pele. Portanto, o óleo de mamona é um tratamento natural maravilhoso para rugas, uma vez que restaura e rejuvenesce a aparência juvenil natural da pele, tornando a pele mais macia, suave, lisa e flexível.
Umedeça um pedaço pequeno de algodão em óleo de rícino e aplique sobre a pele enrugada a noite antes de deitar. Tenha mais cuidado ao passar o óleo na região da pele próxima aos olhos.

Eu já não o dispenso. E vocês? Conheciam? Gostam?

3 comentários:

  1. Nossa, é maravilhoso para pele, estou usando a duas semanas no rosto e em estrias... Minha filha tinha umas verrugas e li na internet que era bom, vi o resultado positivo e pensei.. se é bom pra verruga deve ser bom pra pele e comecei a passar no rosto, na área dos olhos... INCRÍVEL!!! Passei a usar nas estrias e acreditem e pasmem como eu... já está quase sumindo... Eu estava com dúvidas se realmente mais tarde iria me prejudicar, então resolvi pesquisar e encontrei este post... agora não vou parar mais... Podem usar, muito bom!

    ResponderEliminar
  2. Eu ganhei um frasco com o óleo da mamona da mi ha mãe e ela mesma que fez,sempre usei nos cabelos e para laxante mas numa para pele vou começar a usar pra ver o resultado .

    ResponderEliminar
  3. comprei vou usar para micose,depois digo o resultado.

    ResponderEliminar