quarta-feira, 13 de março de 2013

Sabão de Castela: uma receita centenária com resultados intemporais

 Hoje apresentamos pela primeira vez a nossa versão do famoso Sabão de Castela, uma das receitas de sabão mais antigas. É um sabão com 100% azeite virgem extra, livre de qualquer outro tipo de gordura e 100% natural.

Nós na NatusPurus adoramos este sabão tão delicado e respeitador de todos os tipos de pele. Fiquem a conhecer os benefícios deste sabão centenário.

Origens

O sabão de Castela é um sabão natural à base de óleo de oliva (azeite). É de cor branca e podem ser encontrados como uma barra sólida e sabão líquido. 
A receita deste sabão é centenária, pois começou a ser usado no séc. XVI. Este sabonete tem o seu nome "Castilla", porque foi feito pela primeira vez em Castilla (Castela), região de Espanha, com o azeite local e foi nomeado "Jabón de Castilla". 

Vantagens

A singularidade do sabão de Castela encontra-se com o facto de que não contém quaisquer gorduras animais, que estão presentes em outros sabões (os do mercado, não nos nossos).  Ele não contém quaisquer produtos químicos sob a forma de detergentes ou corantes. Quando os resíduos de sabão de Castela entram na corrente de águas residuais, não causa poluição ambiental, pois não há substâncias tóxicas no mesmo. 

Outra vantagem da utilização deste produto é que ele pode produzir a mesma quantidade de espuma tanto na água dura, bem como água macia. 

Propriedades para a pele

O sabão de Castela é usado como um sabão de banho devido às suas excelentes propriedades de limpeza de pele.
Basicamente, o azeite é uma rica fonte de ácidos graxos monoinsaturados. Este ácido gordo promove a produção de prostaglandinas no corpo, que têm um papel importante na melhoria da textura da pele. Tem qualidades hidratantes naturais que nutrem a pele. Por todas estas razões, este sabão é considerado bom para a pele sem brilho e seca.

É de salientar também que tem um efeito muito suave para a pele e que, portanto, pode ser utilizado com segurança por pessoas que têm pele sensível e/ou propensa a alergias. É adequado para pessoas que têm condições dermatológicas, como eczema, rosácea e psoríase, uma vez que o sabonete não irrita a pele.

A pele dos bebés é tão suave e delicada que se hesita em usar qualquer tipo de sabão na pele. Como o sabão de Castela não tem qualquer componente químico forte, pode ser usado como um sabonete para bebés sem o medo de efeitos prejudiciais para a sua pele.

Castela pode também ser incluído no seu regime de cuidados da pele facial diária. Ele contém uma quantidade elevada de antioxidantes, que prevenem a degeneração das células da pele. Assim, pode retardar o aparecimento de rugas e outros sinais do envelhecimento na pele. Se tem pele com tendência para acne, ao usar este sabão pode evitar surtos frequentes de acne. O sabão de Castela limpa completamente a sujidade e óleo acumulado nos poros da pele sem a ressecar. Além disso, não contém nenhum dos produtos químicos sintéticos que podem entupir os poros e contribuir para a formação de acne. 


Bonus: com o uso regular, as propriedades antioxidantes do sabão de Castela provaram ser úteis na remoção de velhas marcas de acne.


Estes são os nossos sabões de Castela com aroma a Alfazema (esq.) e a Jasmim (dir.).



Em suma, o sabão de Castela é bom para:


Peles sensíveis;
Peles baças e sem brilho;
Peles com alergias e condições dermatológicas, como eczema, rosácea e psoríase;
Peles dos bebés;
Peles com acne;
Prevenir rugas;
Remover velhas marcas e cicatrizes causadas pelo acne. 

Não se esqueçam de visitar a nossa página do Facebook onde este e muitos mais sabões/sabonetes e outros produtos de cosmética artesanal estão à vossa espera. :)

3 comentários: