segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Tudo o que sempre quiseram saber sobre o sabonete


Os sabões utilizados em lavagens e os sabonetes feitos para os banhos corporais, são o produto da reação entre a gordura e uma substância alcalina (que tem pH muito elevado) resultando num sal de ácido graxo com propriedades detergentes. O sabão é um sal.
Simplificando: Misture gorduras e soda cáustica (de boa qualidade) e terá sabão.
Mas se se utilizar somente gorduras e óleos de origem vegetal, obter-se-à o melhor e mais precioso sabonete para banho que sua pele já conheceu!
Esse processo é o que chamamos de "Cold Process", com algumas diferenças do chamado "sabão a frio" feito, por exemplo, no Brasil.
O uso da soda cáustica ou de outra base alcalina é necessária para a formação do sabão, mas esta não continuará a estar presente após o processo da saponificação- que durante entre 4 a 6 semanas-, por isso a sua quantidade deve ser bem calculada de forma a garantir um sabonete e um banho da melhor qualidade.
Um óleo vegetal geralmente contém os ácidos graxos: láurico, palmítico, esteárico, oléico, linolenico, linoleico, etc, daí a saponificação gerar vários sais como: palmitato de sódio, laurato de sódio, linoleato de sódio, etc.
A maioria dos sabões é preparada pela saponificação de ácidos graxos de óleos e gorduras de origem animal, nos quais os ácidos ocorrem como triglicérides. Outros são preparados a partir de ácidos graxos simples, como o ácido láurico, derivado do óleo de côco. A qualidade do sabão depende da totalidade da saponificação e do cuidado para se obter um produto neutro, ou quase neutro, isto é, um produto isento de álcalis e/ou ácidos livres. Sendo assim, um sabão é considerado neutro, não pelo fato de possuir um pH neutro, mas sim pela ausência de álcalis ou ácidos livres, provenientes da reação de saponificação, os quais são irritantes à pele e podem estar presentes se o processo de neutralização for incompleto. Esta é a razão pelo qual os sabonete, nesse processo, passam também por um tempo de cura de pelo menos 20 dias.
Os sabonetes feitos por esse processo têm a sua glicerina intacta; glicerina que é produto do próprio processo de saponificação e que geralmente é extraída na produção do sabão, pelo seu valor comercial.
Assim, os sabonetes feito por Cold Process têm espuma abundante, limpam profundamente a pele, mantendo-a mais macia.

Fonte: Google

Sem comentários:

Enviar um comentário