quarta-feira, 12 de março de 2014

Mas afinal, o que é isso dos parabenos?

Muito se tem falado e discutido acerca dos chamados parabenos. Parece que, de um momento para o outro, começaram a surgir cada vez mais produtos que alegam ser livres de parabenos. Simultaneamente, gerou-se também uma espécie de fobia relativamente a esta palavra e vejo o quanto as pessoas à minha volta tentam por tudo evitá-los nos seus produtos de cosmética e higiene.

Mas porquê? Porque é que subitamente se tem medo dos parabenos quando, há bem pouco tempo, ninguém sabia o que eram ou sequer que existiam? A verdade é que apenas uma pequena minoria das pessoas que procuram uma vida livre deles, sabe realmente o que são, apesar de saberem que não são nada de bom.

E têm razão. Mas, já agora, aproveito para vos explicar "o que raio são os parabenos".

Parabenos são uma classe de produtos químicos muito utilizados em cosméticos. Eles são conservantes eficazes em muitos tipos de fórmulas, por isso são utilizados para eliminar micro-organismos. Eles podem ser encontrados em shampoos, hidratantes, cremes de barbear, lubrificantes etc. Pesquisas observaram que eles podem ser tóxicos para as células humanas. Entretanto, essas substâncias têm sido encontradas em cânceres de mama, mas em concentrações extremamente baixas. Por isso, ainda não foi provada uma ligação entre os parabenos e a doença.
Quimicamente, os parabenos são os ésteres do ácido 4-hidroxibenzoico com álcoois de cadeia curta.
Sua eficácia como conservantes, em combinação com o seu baixo custo, a longa história da sua utilização, e a ineficácia das alternativas naturais, como o extrato de semente de toronja, explica porque os parabenos são tão comuns. Alguns parabenos são encontrados naturalmente em fontes vegetais. Por exemplo, metilparabeno é encontrado em amoras, onde ele atua como um agente antimicrobiano.

fonte: Real Simple
Eu sou uma dessas pessoas que prefere usar produtos livres de parabenos, pelo sim pelo não. Tudo o que é natural e sem químicos (ou com o menor número possível de químicos) é o melhor para nós e para a nossa pele, disso não há dúvidas.

E se são como eu e gostam da NatusPurus e do nosso trabalho, vão ficar radiantes quando anunciar o nosso novo produto, que é bastante difícil de encontrar em superfícies comerciais- onde 85% ou mais produtos têm estes componentes- por um preço simpático.

Mais uma vez: aguardem as nossas novidades, estão para breve e vai valer a pena! ;)




Aconselho vivamente estes artigos sobre os parabenos e porque devemos evitá-los:

In the 1990s, parabens were deemed xenoestrogens―agents that mimic estrogen in the body. “Estrogen disruption” has been linked to breast cancer and reproductive issues.
In addition to parabens, there are many other questionable ingredients that we should actively research and be aware of including, but definitely not limited to Phthalates, BPA, Triclosan, FD&C Coloring, and Sodium Lauryl Sulfate. For me, parabens were the tip of the ice berg.
Entretanto, fiquem descansados, pois todos os nossos restantes produtos são também livres de químicos, parabenos e SLS (explico o que é num próximo post).

1 comentário:

  1. Olá, parabéns pelo blog!
    Se você puder visite este blog:
    http://morgannascimento.blogspot.com.br/
    Obrigado pela atenção

    ResponderEliminar